II Simpósio do Apostolado Salvatoriano debateu a eclesiologia do Concílio Vaticano II e o Planejamento Pastoral Estratégico em São Paulo

Padres e Irmãos se reuniram para uma imersão no Carisma Salvatoriano com o objetivo de vislumbrar o futuro do apostolado

15 • MAI • 2024
 

Os membros da Sociedade do Divino Salvador, popularmente conhecida como Salvatorianos, se reuniram nos dias 02 e 03 de maio na Sede Provincial, em São Paulo, para participar do II Simpósio do Apostolado Salvatoriano.


Um mergulho em temas como “A eclesiologia do Concílio Vaticano II, o Carisma da Congregação e Planejamento Pastoral Estratégico\", permeou o evento do começo ao fim trazendo reflexões pertinentes. Sob o lema \"Revisitar o passado, pensar e intervir no presente, planejar o futuro\", o simpósio teve como objetivo avaliar as ações apostólicas passadas e discernir o caminho a seguir para o apostolado salvatoriano.


O simpósio contou com uma programação diversificada, incluindo momentos de oração, palestras e celebrações litúrgicas. Destacou-se a presença do Pe. Felipe, da Diocese de Santo André, que liderou discussões sobre o processo do Concílio Vaticano II e a eclesiologia resultante desse importante evento na história da Igreja Católica.


Padre Paulo Floriani, SDS, que foi um dos palestrantes do Simpósio, trouxe significativas contribuições a partir do tema: As implicações da eclesiologia com a imagem de Deus revelada nos apostolados salvatorianos. A participação do Padre Paulo foi importantíssima para que, unindo Carisma Salvatoriano e Concílio Vaticano II, pudéssemos vislumbrar novos caminhos para a missão salvatoriana nos dias de hoje. 


Além disso, o evento contou com a participação de Jean Ricardo, CEO da Dominus Evangelização e Marketing, que conduziu uma sessão sobre Planejamento Pastoral Estratégico, fornecendo ferramentas práticas para o planejamento eficaz das atividades apostólicas futuras.


O Simpósio contou com a presença de 20 inscritos entre Padres e Irmãos. Sem dúvidas cada um deles ganhou novo fôlego para planejar e fortalecer o apostolado salvatoriano em prol da missão de tornar o Divino Salvador conhecido e amado, conduzindo as pessoas à salvação por onde passarem.