Padre Vítor Coelho é declarado venerável

O Papa Francisco autorizou a promulgação dos decretos para quatro novos veneráveis, entre eles o brasileiro redentorista Vítor Coelho de Almeida, que foi diretor da Rádio Aparecida. Também será beatificado o ucraniano Peter Paul Oros com o reconhecimento do seu martírio

11 • AGO • 2022
 

Vatican News

Na audiência concedida ao cardeal Marcello Semeraro, nesta manhã de sexta-feira (05) o Papa Francisco autorizou a promulgação dos decretos das virtudes heroicas de quatro novos veneráveis, entre eles o brasileiro, padre Vítor Coelho de Almeida, missionário redentoria e que foi diretor da Rádio Aparecida. Também foi reconhecido o martírio do ucraniano Peter Paul Oros que será proclamado Beato.

Evangelização pela Rádio

O Servo de Deus Vítor Coelho de Almeida, professo sacerdote da Congregação do Santíssimo Redentor; nasceu em 22 de setembro de 1899 em Sacramento e faleceu em 21 de julho de 1987 em Guaratinguetá, redentorista prestava serviço pastoral no Santuário Mariano de Aparecida, onde havia sido transferido enquanto convalescia da tuberculose. O período de sua doença foi uma oportunidade para que ele se familiarizasse com os meios de comunicação radiofônicos. De fato, ele se juntou à equipe da Rádio Aparecida desde o início das transmissões em 1951, tornando-se vice-diretor em 1958 e gerente geral em 1965. Para o padre Vítor a Rádio Aparecida era um instrumento de evangelização e de difusão dos ensinamentos do Concílio. Apreciado por sua simplicidade na comunicação, logo ficou famoso e muitas pessoas se dirigiam a ele em busca de conselhos e de ajuda. Em 1969, as transmissões da Rádio Aparecida foram suspensas por ordem do regime militar, que considerou “subversivo” seu discurso de 1° de janeiro comentando a "Declaração dos Direitos Humanos".

Também foram reconhecidas as virtudes heroicas dos seguintes Servos de Deus:

Jesús Antonio Gómez Gómez, sacerdote diocesano; nascido em 26 de março de 1895 em El Santuario, na Colômbia, falecido em 23 de março de 1971 em Medellín.

Umile da Genova (nome de nascimento Giovanni Giuseppe Bonzi), sacerdote professo da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, fundador da Ópera Sorriso Franciscano e da Congregação do das Pequenas Servas do Menino Jesus; nascido em 21 de abril de 1898 em Gênova, na Itália e falecido em 9 de fevereiro de 1969.

Juán Sánchez Hernández, Sacerdote da Sodalício dos Sacerdotes Operários Diocesanos do Coração de Jesus, Fundador do Instituto Secular dos Servidores Seculares de Jesus Cristo Sacerdote; nascido em 9 de novembro de 1902 em Villanueva del Campillo, na Espanha e falecido em 18 de julho de 1975 em Madri.

Novo Beato

O Papa reconheceu o martírio do Servo de Deus Peter Paul Oros, sacerdote da Eparquia Greco-católica de Mukačevo, Ucrânia. Nascido em 14 de julho de 1917 em Biri, na Hungria, assassinato em ódio à fé, em 28 de agosto de 1953 em Siltse, na Hungria.