Jornada Nacional da Infância e Adolescência Missionária celebra os 180 anos da obra

A atividade se realiza no dia 21 de maio e convida as crianças e adolescentes de todas as dioceses do Brasil a refletir o tema “A missão se faz em comunhão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho”.

22 • MAR • 2023
 

Vatican News

A Infância e Adolescência Missionária (IAM) se prepara para viver em seus quase mil grupos espalhados pelo país a 11ª Jornada Nacional da IAM, celebrando os 180 anos de existência da obra. A atividade acontece no dia 21 de maio e convida as crianças e adolescentes de todas as dioceses do Brasil a refletir o tema “A missão se faz em comunhão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho”.

Durante a Jornada Nacional, os grupos da IAM vivenciam os encontros de reflexão do tema e se preparam para viver na comunidade a celebração de consagração à Obra. Na Infância e Adolescência Missionária, a consagração simboliza de forma pública e solene a decisão das crianças e adolescentes de serem missionárias. Durante a celebração na comunidade, as crianças recebem o lenço, símbolo da IAM que identifica cada integrante, e ofertam o Cofrinho Missionário, gesto que marca a solidariedade com as crianças mais carentes do mundo.

A jornada pode acontecer em diferentes âmbitos: comunitário, paroquial e diocesano. É momento de celebrar a caminhada e oportunizar que as crianças e adolescentes sejam protagonistas das mais diferentes ações. Muitos grupos organizam atividades que envolvem a comunidade como gincanas, passeatas, festivais culturais, shows com teatro e música. As experiências missionárias também acontecem, envolvendo a comunidade em ações como visita a asilos, centros de saúde, creches e bairros da cidade.

Cartaz

A Missão se faz em comunhão é o tema da jornada da IAM desse ano e foi a inspiração na produção da arte. A imagem mostra as mascotes da IAM construindo um quebra-cabeça no formato do mundo. Simbolizam as crianças de vários continentes em seu protagonismo, e a principal mensagem é que cada pessoa, pastoral ou movimento pode representar uma dessas peças, mesmo nas suas diferenças, valorizando a importância de todos, podendo contribuir de forma missionária. Ao fundo também mostramos imagens de algumas das nossas crianças da IAM em ação missionária.

Cofrinho Missionário colabora com projetos na África

No cartaz deste ano, o personagem Kamba está no centro da imagem, pois a ajuda do Cofrinho Missionário em 2023 vai para projetos na África. As contribuições enviadas pelos grupos da IAM para as POM, são destinadas ao Fundo Universal de Solidariedade, em Roma. O valor arrecadado pelo Cofrinho Missionário é destinado integralmente para apoiar projetos que “protegem a vida”, tais como centros para crianças órfãs, casas de acolhida para crianças de rua ou assistência de saúde aos recém-nascidos e escolas infantis. Também há projetos na área da formação.

Em 2022, segundo dados enviados por grupos da IAM de 126 dioceses, foi arrecadado um total de R$ 75.615,12. Esse valor é fruto do sacrifício de centenas de crianças e adolescentes que fazem a sua doação em favor de outras crianças e adolescentes no mundo.

Materiais da Jornada Nacional da IAM

Para colaborar com a organização das atividades, a secretaria nacional da IAM disponibiliza diversos materiais que ajudam na animação da Jornada Nacional da IAM.