Criação da Diocese de Araguaína e nomeação do primeiro Bispo

Nova Diocese para o Brasil: o Papa anunciou a criação da Diocese de Araguaína, no Estado de Tocantins e seu primeiro Bispo é Dom Giovane Pereira de Melo, até agora Bispo de Tocantinópolis

01 • FEV • 2023
 

Vatican News

Na manhã desta terça-feira (31/01) foi anunciado na Sala de Imprensa da Santa Sé que o Santo Padre criou a Diocese de Araguaína, com a divisão do território das Dioceses de Tocantinópolis e Miracema do Estado de Tocantins, tornando-a sufragânea da Arquidiocese Metropolitana de Palmas. Francisco nomeou como primeiro Bispo da Diocese de Araguaína, Dom Giovane Pereira de Melo, até agora Bispo de Tocantinópolis.

Biografia

D. Giovane Pereira de Melo nasceu em 16 de janeiro de 1959 em Salinas, na Arquidiocese de Montes Claro, Estado de Minas Gerais. Após concluir seus estudos de seminário em Campo Grande-MS, frequentando o curso de Filosofia na Universidade Católica Dom Bosco e o de Teologia no Instituto Teológico local, obteve a Licenciatura em Teologia Pastoral na Pontifícia Faculdade Nossa Senhora da Assunção em São Paulo-SP. Em 24 de março de 1990, ele foi ordenado sacerdote e incardinado na Diocese de Rondonópolis.

Exerceu os seguintes cargos: Vigário Paroquial do Bom Pastor em Rondonópolis-MT e de Sant'Ana na Chapada do Guimarães-MS; Coordenador da Pastoral Diocesana; Pároco de Nossa Senhora Aparecida em Rondonópolis-MT; Reitor do Seminário Maior Jesus Bom Pastor; Membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores; Representante dos Presbíteros e Coordenador do Serviço Vocacional da Região Oeste 2 da CNBB.

Em 4 de março de 2009 foi nomeado Bispo de Tocantinópolis, recebendo a ordenação episcopal no dia 8 de maio seguinte. Dentro da CNBB, é Presidente da Comissão Pastoral Episcopal para os Leigos e Membro do Conselho Econômico.