400 anos de Propaganda Fide: temos uma fé firme como a dos primeiros missionários?

É necessário que todos sejam firmes na fé, tendo em mente que a Cruz é inevitável se quisermos permanecer verdadeiros cristãos. A Igreja deve assegurar que mesmo nos serviços sociais que oferece em vários níveis, o foco principal é o serviço como forma de evangelização, como fizeram os primeiros missionários. Se isso foi possível com os primeiros missionários, por que não conosco hoje? Que as celebrações jubilares sejam, portanto, um momento para despertar o impulso missionário, exorta dom Dallu

23 • NOV • 2022
 

"Temos uma fé tão firme quanto a dos primeiros missionários que vieram ao nosso país?", perguntou dom Damian Denis Dallu, arcebispo de Songea e presidente das Pontifícias Obras Missionárias (POM) na Tanzânia, em sua homilia na missa solene pelos 400 anos de fundação da Sagrada Congregação De Propaganda Fide, hoje Dicastério para a Evangelização.

Em sua homilia, dom Dallu insistiu na necessidade de pedir a Deus o dom de uma fé forte. Fazendo uma comparação com os primeiros missionários, ele desafiou todos os cristãos de hoje a se perguntarem se ainda temos aquela fé forte dos primeiros missionários.

Maioria dos crentes tem pouca fé ou uma fé vacilante

Do seu ponto de vista como pastor, o arcebispo testemunhou que no mundo de hoje, a maioria dos crentes tem pouca fé ou uma fé vacilante, onde quando confrontados com os desafios da vida acabam se juntando a seitas religiosas em crescimento ou outras tendências, simplesmente porque esperam conseguir uma solução rápida para seus problemas.

Pior ainda, ressaltou o prelado e presidente das POM da Tanzânia, há uma tendência crescente entre os fiéis a buscar milagres a ponto de abandonar a fé católica, pois nela não conseguem encontrar nenhum milagre!

Portanto, é necessário que todos sejam firmes na fé, tendo em mente que a Cruz é inevitável se quisermos permanecer verdadeiros cristãos. Da mesma forma, a Igreja deve assegurar que mesmo nos serviços sociais que oferece em vários níveis, o foco principal é o serviço como forma de evangelização, como fizeram os primeiros missionários. Se isso foi possível com os primeiros missionários, por que não conosco hoje? Que as celebrações jubilares sejam, portanto, um momento para despertar o impulso missionário em cada batizado.

 

Este ano, Jubileus especiais

Este ano a Igreja católica está celebrando jubileus especiais, a saber: os quatrocentos anos da fundação da Sagrada Congregação De Propaganda Fide, hoje o Dicastério para a Evangelização, e outros quatro jubileus das Pontifícias Obras Missionárias.

Estes jubileus incluem: o bicentenário da fundação da Obra Missionária de Propagação da Fé (POPF), o centenário da elevação ao estado pontifício das três primeiras Obras Missionárias (POPF, POSPA e POSI), e os 150 anos do nascimento do Beato Paolo Manna, fundador da Sociedade da União Missionária (PUM).

Eventos promovidos e celebrados pela Conferência episcopal

Em resposta ao convite do Papa Francisco em sua Mensagem para o Dia Mundial das Missões de 2022, onde ele incentiva a todos a se regozijarem com as Pontifícias Obras Missionárias neste ano especial, a Conferência Episcopal da Tanzânia convocou celebrações que se realizaram na sede da Conferência dos bispos, de 12 a 13 de novembro de 2022.

Estes eventos contaram com a presença de representantes de todo o país, incluindo: bispos, sacerdotes, religiosos e religiosas, seminaristas maiores, catequistas, um grande número de crianças pertencentes à Pontifícia Obra da Sagrada Infância, e alguns funcionários do governo tanzaniano.

Missa solene do Jubileu

O primeiro dia foi concebido especificamente para seminários especiais sobre evangelização e foi enriquecido por um livro especial sobre a história da Congregação (antes e depois de sua criação), editado pelo diretor nacional das POM.

Em 13 de novembro foi celebrada a Missa solene do Jubileu, presidida pelo arcebispo presidente da Conferência Episcopal da Tanzânia, dom Gervas M. Nyaisonga, arcebispo de Mbeya.

(com Fides)