Propósito de vida e Natal, qual a relação?

26.Dezembro.2023
 

O grande propósito do Natal  é justamente nos preparar para que nossos corações se enchem de bons sentimentos, quando a caridade e a generosidade pairam no ar. 

Por outro lado, para muitas pessoas, é uma época que evoca reflexão sobre valores e significados ainda mais profundos. Por exemplo, o propósito de vida.



A relação entre o Natal e o Propósito de Vida

O Natal, então, é o tempo propício para falarmos ainda mais sobre esse Reino e, também, torná-lo presente em nosso meio através de gestos concretos, o que nada mais é que o nosso propósito.

É a oportunidade ideal para ajudar as pessoas que mais precisam. Vejamos algumas das relações:

  • Generosidade e Solidariedade
    Ter um propósito de vida que inclua contribuir para o bem-estar dos outros alinha-se naturalmente com o espírito natalino de compartilhar e ajudar aqueles que estão ao nosso redor.

  • Valores e Prioridades
    Durante o Natal, as pessoas muitas vezes refletem sobre seus valores e prioridades. É a oportunidade ideal para ajudar as pessoas que mais precisam.

  • Espírito de Família
    Natal é uma época de reunião e reconexão com a família e amigos. Um propósito de vida centrado em relacionamentos significativos.

  • Renovação e Recomeço
    Momento de renovar ainda mais a nossa fé, esperança e seguir firme com o nosso propósito.

  • Reflexão sobre o ano e Metas futuras
    Momento propício para refletir sobre o ano que está terminando e estabelecer metas para o próximo. 

 

Por isso, além do Natal, é final do ano e, nessa época, existe uma comoção geral de gratidão por tudo o que passou, e fazendo os votos de que o futuro traga consigo mais paz, alegria e realizações. 

Para nós, cristãos, esse sentimento é ainda mais forte, pois o Natal é a festa do nascimento de nosso Salvador, Jesus Cristo, aquele que veio para nos ensinar a viver a caridade no dia a dia e anunciar a vinda de um novo Reino, repleto de paz, fraternidade e amor. 

Um exemplo de como você pode colocar o seu propósito na prática é fazer uma criança feliz conhecendo melhor os trabalhos de nossas paróquias. Saiba  quais atividades estão sendo promovidas e como as pessoas podem se engajar. 

Como fazer uma criança feliz?

Você pode fazer o Natal de muitas crianças mais feliz por meio da doação de brinquedos e roupas. Muitas famílias não têm condições de comprar presentes para seus filhos e, nem sempre, as crianças entendem essa situação, o que torna ainda mais triste essa realidade.

Este é um grande propósito, fazer sempre o bem. Por isso, estenda a mão para ajudar as pessoas que mais precisam. Você pode também doar alimentos, material escolar, itens de higiene e o que mais a sua caridade e generosidade lhe inspiram. Seja a diferença concreta na vida de alguém neste Natal.

Enfim, no Natal, muitas pessoas aproveitam para escolher e renovar seus objetivos, uma espécie de preparação que influencia a direção dos dias no próximo ano.

Agora que você conheceu algumas formas de relacionar o propósito com o Natal, é só escolher quais “dicas” você mais se identificou e começar. 

Não se esqueça que essa é a festa do nascimento de Nosso Senhor, e Ele nasceu pobre, sua família passou por necessidades, inclusive para encontrar um lugar onde Ele pudesse nascer. Por isso, somos convidados a estender a mão aos nossos irmãos que precisam, acolhendo e ajudando assim o próprio Jesus.