Em busca da razão de existir: O testemunho inspirador dos Salvatorianos

13.Março.2024
 

No labirinto da vida, encontrar nossa razão de existir é uma busca que muitos empreendem. Portanto, essa experiência é permeada por desafios, questionamentos e descobertas que moldam quem somos e o que desejamos alcançar. 

A história dos Salvatorianos, liderada pelo visionário e bem-aventurado Padre Francisco Maria da Cruz Jordan, serve como fonte de inspiração para todos que buscam compreender seu propósito na vida.

 

O Jovem Padre Jordan

Em meados  do século XIX, Padre Jordan era um jovem sacerdote cheio de ideais e inquietudes. Sua experiência em busca da razão de existir refletia os anseios e desafios de muitos jovens de sua época e dos dias atuais.  

Para o Padre Jordan, conviver com pessoas que compartilham valores semelhantes foi essencial em sua busca. 

Ao cercar-se de pessoas comprometidas com a compaixão, serviço e amor ao próximo, ele encontrou um ambiente propício para explorar e fortalecer suas convicções e fé. 

Logo, a troca de experiências e o apoio mútuo foram fundamentais para sua jornada de autodescoberta. 

Formação teológica e vocação

Em 1874, João Batista Jordan iniciou seus estudos de Teologia e Filologia na Universidade Albert Ludwig de Friburgo de Brisgovia. Após concluir com sucesso, prepara-se para o sacerdócio no Seminário de São Pedro. Durante esse período, intensifica sua espiritualidade e registra suas reflexões no Diário Espiritual, revelando sua personalidade e perfil espiritual.


Ordenação e chamado apostólico

Em 21 de julho de 1878, Jordan é ordenado sacerdote e, posteriormente, vai para Roma para estudar línguas orientais. Sua convicção de fundar uma nova frente apostólica na Igreja é fortalecida durante uma viagem ao Oriente Médio, em 1880. 

Dessa forma, ao retornar a Roma, começa a implementar sua ideia de uma comunidade religiosa e leiga com três grupos distintos.


Guiando os jovens na busca por propósito

Inspirados pela jornada de seu fundador, os Salvatorianos desenvolveram um itinerário formativo para a juventude como já visto no post anterior.  

Esse caminho oferece um espaço seguro e acolhedor para os jovens descobrirem suas paixões, desafios e aspirações, enquanto cultivam um profundo senso de propósito e responsabilidade.

 

A importância da busca coletiva pela razão de existir

Como já visto no post anterior sobre propósito, a busca da razão de existir é uma aventura que nos desafia também a conhecer os caminhos mais profundos de nossa alma. 

Ao olharmos para a história dos Salvatorianos e o legado de Padre Jordan, somos lembrados da importância de compartilhar valores, buscar orientação e apoiar uns aos outros nesse caminho. 


Legado e Reconhecimento

O legado de amor, oração e compromisso com a Igreja de Pe. Jordan o tornou um modelo de santidade, ou seja, ele transmitiu verdades e viveu de um modo pleno, repleto de razão de existir.Em 1918, faleceu, na Suíça, mas seu impacto perdura até os dias de hoje, sendo reconhecido por sua vida exemplar e heroica. 

Descubra o legado do Padre Jordan. Clique aqui para descobrir mais!