5 dicas para descobrir o propósito da sua vida

30.Janeiro.2024
 

Descobrir o propósito da vida requer de nós um caminho de autoconhecimento, mas também de um olhar voltado às nossas circunstâncias.

Dessa forma, são poucas as pessoas que conseguem identificar o motivo pelo qual os seus olhos se abrem todos os dias a cada manhã que nasce.

Descobrir o propósito da vida é indispensável para todos aqueles que desejam ter uma vida cheia de sentido. Mas que, sobretudo, querem corresponder à vocação a qual foram chamados.

Sendo assim, trouxemos aqui abaixo 5 dicas de como descobrir o propósito da sua vida.


1- Cultive o seu relacionamento com Deus

Não adianta buscar fora de Deus as respostas que trazemos para os nossos questionamentos interiores. Deus é a resposta! Este é o ponto principal que devemos sempre recordar.

Pois, sendo Ele o nosso criador nos conhece profundamente, muito mais do que nós mesmos. De fato, a resposta para a sede insaciável do ser humano se encontra muito além do próprio homem, como afirma Santo Agostinho: “Criastes-nos para Vós, Senhor, e o nosso coração vive inquieto enquanto não repousa em Vós”.

Dessa forma, Ele sabe de nossas forças e fraquezas e tem sobre nós um olhar magnânimo. Ou seja, Ele nos convida e sabe exatamente o ponto máximo que podemos chegar em nossas potencialidades.

Sendo assim, todo aquele que quer viver a sua melhor versão e descobrir o propósito da vida precisa buscar um relacionamento com Deus. Pois, só o Senhor é capaz de revelar aquilo que Ele reservou  para cada um de nós.

“Se, portanto, ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus. Afeiçoai-vos às coisas lá de cima, e não às da terra. Porque estais mortos e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.Quando Cristo, vossa vida, aparecer, então também vós aparecereis com ele na glória” (Colossenses 3,1-3).


2- Busque o autoconhecimento

Queres conhecer a Deus? Conheça-te a ti mesmo.

Apesar da frase “Conheça-te a ti mesmo” ser atribuída ao filósofo Sócrates, Jesus revela que uma das principais coisas que todos precisam é de autoconhecimento. Ou seja, ser capaz de se perguntar: “Qual é o sentido da minha vida? De fato, estou vivendo a minha vocação?”

Afinal, se apenas nos preocupamos com comer e beber, e até com alguma instância um pouco maior como honra ou reconhecimentos, ainda não estamos buscando responder a perguntas fundamentais e correlatas à nossa finalidade última.

Por exemplo, o homem que deseja descobrir o propósito da vida busca responder: “Quem sou eu? Para onde estou indo?”

Deus habita no centro de nosso ser, é de lá que ouvimos a Sua voz, a resposta para nossas perguntas, que nos impulsiona a viver a Sua vontade. Sim! Vale ressaltar que o propósito da vida está diretamente ligado ao cumprimento da vontade divina.

Dessa maneira, à medida que buscamos, com o auxílio de Deus, conhecer a nós mesmos, vamos aos poucos percebendo para quê somos impulsionados.

Ao nos criar, Deus colocou em nós traços de nossa vocação. Ou seja, se olharmos ao longo de nossas vidas é bem possível que encontremos características que nos levam a descobrir o propósito da vida.


3- Seja atento ao que acontece à sua volta

Para descobrir o propósito da vida é necessário estar atento também àquilo que está além de nós.

Por exemplo, quais as necessidades das pessoas à minha volta? Qual a necessidade da Igreja? Da minha família? Do meu trabalho?

Descobrir o propósito da vida, é também identificar em que realidade estou vivendo. Quais as necessidades do meu tempo? Essas e outras perguntas nos levam a meditar que Deus quer a nossa existência como arautos do evangelho em nosso tempo.

Segundo o Papa Francisco, em sua mensagem para o 60° Dia Mundial de Oração pelas Vocações, “o dom da vocação é como uma semente divina que germina no terreno da nossa vida, abre-nos a Deus e abre-nos aos outros para partilhar com eles o tesouro encontrado”. 


4- Não despreze as suas circunstâncias

É certo pensarmos que nascemos exatamente onde deveríamos e que tudo que nos acontece é permissão divina. E, se Ele permite, é porque sabe que aquilo fará parte da concretização do propósito de cada um de nós.

Dessa forma, para descobrir o propósito da vida e nossa vocação, devemos aceitar aquilo que nos acontece e que de jeito nenhum conseguimos evitar.

Dessa maneira, compreendemos que as dificuldades e a realidade à qual estamos inseridos também nos comunica a nossa vocação.


5 - Não tenha medo de fazer uma experiência

Sem dúvidas, descobrir o propósito da vida é também lançar-se às experiências que Deus coloca à nossa frente.

Não adianta acharmos que Deus de forma extraordinária irá nos falar sempre. Pois, muitas vezes, Ele demonstra a Sua vontade a partir de uma experiência vivida.

Dessa forma, não podemos nos fechar completamente a todas as experiências que se apresentam diante de nós. Pois talvez Deus queira nos comunicar a sua vontade através da vivência daquela experiência.

Portanto, lembremos que descobrir o propósito não é uma coisa abstrata, mas ele se revela nas experiências que nos permitimos viver e na experiência que nos permitimos viver.