3 histórias de pessoas que descobriram seu propósito

22.Fevereiro.2024
 

Certamente, você já deve ter se perguntado qual é o verdadeiro propósito da sua vida? Convidamos você a conhecer cinco histórias inspiradoras de pessoas que descobriram seu propósito mais profundo e significativo. 

Vamos conhecer três histórias de pessoas que encontraram seu verdadeiro propósito na vida. 


Um chamado para servir

Começaremos com a história do Padre Cícero Charles Alves Vidal dos Santos. Nascido em 1974, em Senador Pompeu - CE, Padre Cícero Charles, SDS trilhou um caminho marcado pelo compromisso com a missão salvatoriana. Sua jornada vocacional começou na década de 80, culminando com sua primeira profissão religiosa em 1999 e sua ordenação sacerdotal posteriormente.

Seu lema de ordenação, \"Chamado e enviado para servir\", reflete não apenas sua dedicação pessoal, mas também sua conexão com uma tradição de santos e líderes religiosos que encontraram propósito no serviço aos outros. Um exemplo notável disso é São Vicente de Paulo, cuja vida fora dedicada ao cuidado dos menos favorecidos e à promoção da justiça social.

Ao longo dos anos, Padre Cícero Charles tem servido em diversas paróquias e instituições, compartilhando o amor de Cristo e trabalhando para promover o bem-estar das comunidades às quais serviu. Como pároco na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, ele continua a ser um farol de esperança e compaixão, inspirando outros a seguir o exemplo de Cristo em sua vida diária.

Neste Jubileu de Prata de sua Vida Consagrada Salvatoriana, celebramos não apenas a trajetória singular do Padre Charles, mas também o poder transformador do serviço amoroso e compassivo. Que seu testemunho inspire a todos nós a nos comprometermos com o serviço aos necessitados e a trabalharmos pela construção de um mundo mais justo e solidário.


Uma Vida Dedicada ao Próximo e ao Reino de Deus

Da mesma forma que o Padre Cícero Charles encontrou propósito em seu serviço religioso, a vida de Dom Valter (Vital) Carrijo, SDS também é um exemplo de dedicação ao próximo e ao Reino de Deus. Segundo ele “A vida é uma dádiva divina, e quando essa vida se torna um dom para a Igreja, surge um testemunho vivo do amor de Deus”. 

No dia 22 de janeiro de 2024, celebramos com alegria o dom da vida de Dom Valter Carrijo, SDS, bispo emérito da Diocese de Brejo – MA, que completa 90 anos de serviço à comunidade. 

De modo semelhante à Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança, que se destacava pela dedicação ao serviço comunitário e à promoção do bem-estar das pessoas, à saúde e ao cuidado das crianças mais vulneráveis; Dom Valter,  ao longo de seus 90 anos de vida, muito dedicou-se aos mais vulneráveis, especialmente em sua atuação como bispo emérito da Diocese de Brejo - MA. Ambos são exemplos de amor e serviço. 

Desde sua infância, em Uberlândia – MG, Dom Valter foi encaminhado ao Seminário Salvatoriano de Jundiaí – SP,  onde iniciou sua jornada religiosa. Sua ordenação episcopal, em 1989, marcou um novo capítulo em sua vida, dedicada ao serviço de Deus. Dom Valter serviu à Diocese de Brejo – MA por 22 anos, sendo reconhecido pela sua simplicidade e dedicação. 

Atualmente, reside em Uberlândia – MG, onde continua sua missão pastoral. Seu legado é marcado pelo cuidado com o próximo e pela disseminação do Evangelho. Os nossos parabéns, Dom Valter Carrijo, SDS, por sua vida dedicada à fé e ao serviço ao próximo! 

Que Deus continue abençoando sua missão e inspirando outros com seu exemplo de amor e devoção à Igreja.


Seguindo os Passos de Santo Inácio de Loyola


“A vida é um dom precioso que recebemos de Deus, um presente que nos desafia a cada dia a vivermos de acordo com o propósito para o qual fomos criados.” É com essas palavras que vamos entender a vida e a trajetória do Padre Cesar Augusto Cordeiro de Barros, SDS.

A vida do Padre Cesar, é um exemplo vivo daquilo que também se passou na vida de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus. E sabe por quê? Vamos descobrir!

Assim como Santo Inácio, que dedicou sua vida à formação espiritual e intelectual dos membros de sua ordem, o Pe. Cesar também se empenhou incansavelmente na formação religiosa e acadêmica de seus irmãos de comunidade e dos fiéis a ele confiados.

Desde sua juventude até os dias atuais, Pe. Cesar demonstra um compromisso profundo com a educação e a formação integral das pessoas. 

Como missionário pôde encontrar não apenas um chamado ao serviço, mas também uma oportunidade contínua de aprendizado e crescimento espiritual. 

Deste modo, percebemos que sua vida religiosa é marcada pela entrega e dedicação ao serviço de Deus e da Igreja.

Como vice-superior-provincial e coordenador-provincial da Formação Inicial, ele continua guiando e formando novos membros da Sociedade do Divino Salvador. Sua vida é um testemunho vivo do valor e da importância da formação religiosa na missão da Igreja.

Que o exemplo de Santo Inácio de Loyola e do Pe. Cesar inspirem outros a se dedicarem à formação espiritual e intelectual daqueles que buscam seguir os caminhos de Deus. 

Que, seguindo o exemplo desses testemunhos, possamos trilhar os caminhos do amor, da dedicação e da fé, buscando sempre servir a Deus e ao próximo com generosidade e humildade.

Descubra nossa missão e história de amor e serviço em nosso site. Visite-nos agora!