FECHAR
 
Institutos
  • Instituto Doze Apóstolos – IDA – Juniorado – São Paulo – SP

    Instituto Doze Apóstolos – IDA – Juniorado – São Paulo – SP


    No ano 2015, a nossa casa, situada na Rua Fachini, 33, Jabaquara – SP, voltou a ser uma casa de formação. No ano de 2017, a pedido do Pe. Milton Zonta, sds, o Instituto Doze Apóstolos passou a ser uma casa de Formação Internacional, isto é, os reitores passaram a ser nomeados pelo Superior-Geral e o Instituto passou a abrir as suas portas para outras Unidades Administrativas Salvatorianas.

    O início do ano de 2019 foi marcado por incertezas quanto à sua composição: os três novos venezuelanos aguardavam com expectativa a liberação do visto para virem ao Brasil. A mesma realidade era de dois moçambicanos que, depois de muito tempo, conseguiram o visto de turista para virem ao Brasil se submeterem ao vestibular do ITESP. A embaixada do Brasil em Moçambique só concede o visto de estudante àqueles que forem aprovados no vestibular, com isso, Constâncio e Quis estiveram no IDA, fizeram o vestibular e retornaram a Moçambique para solicitar o visto de estudante.

    Diante disso, conseguimos ficar quase duas semanas com os dez formandos que irão cursar Teologia no ITESP. São eles: Venezuelanos: Juan (3º. Ano) e os três novos do 1º. ano: Eduardo, Rafael e Yofer; Tanzaniano: Michael (1º. Ano); Moçambicanos: os dois do 1º. Ano: Constâncio e Quis; Brasileiros: os três do 3º. Ano, são eles: David, Filipe e Rodrigo.

    O grupo já se reuniu para a programação do ano letivo, revisão do Projeto Comunitário, cinco dias de Formação na dimensão humana, ministrada pela Ir. Maria Aparecida, sendo o ápice do início da nossa caminhada, a missa presidida pelo Pe. Álvaro, sds, concelebrada pelo Pe. Flávio, sds e os formadores do Instituto: Pe. Sydney, sds e Pe. Edgar, sds.

    “Para serem bons e aptos mensageiros de Cristo, vocês precisam promover-se de modo todo especial, já agora, no período de preparação, por meio de um estudo aplicado, para assimilarem a doutrina católica, e se tornarem hábeis em proclamá-la” Pe. Jordan


    Rua Fachini, 33 – Vila Fachini – Jabaquara
    04088-160 São Paulo – SP.

    Tel: (11) 2272-0962
    Email: ida@salvatorianos.org.br

    Fundação: 05/06/1998

    Reitor: Pe. Francisco Sydney
  • Instituto Padre Jordan – IPJ – Postulantado – São José dos Pinhais – PR

    Instituto Padre Jordan – IPJ – Postulantado – São José dos Pinhais – PR


    O Postulantado (IPJ) iniciou suas atividades no dia 01 de fevereiro, recebendo 13 formandos vindos de Videira - SC, São José dos Pinhais - PR, Rio Negro - PR, Várzea Paulista - SP, Cinelândia - MA e Mercedes - UY. Acompanham os formandos Pe. Fernando Sartori (Reitor), Pe. Jurandir Batista (Pároco) e Pe. José Carlos (Vigário Paroquial).

    Abrimos o ano formativo com a celebração da Santa Missa e em seguida fomos para a Abadia da Ressurreição, Ponta Grossa - PR, para fazer uma semana de retiro espiritual orientado pela Ir. Dulcelene (Salvatoriana). Ao retornar dedicamos mais uma semana para o planejamento comunitário e finalmente dia 18 de fevereiro iniciamos as aulas na PUC-PR. 



    Rua Jovino Dissenha, 06 – Jardim Patrícia
    83025-600 – São José dos Pinhais – PR.

    Tel: (41) 3283-6935
    Email: ipj@salvatorianos.org.br

    Fundação: 27/01/2003

    Reitor: Pe. Fernando Sartori
  • Instituto Padre Pancrácio IPP

    Instituto Padre Pancrácio IPP


    Foi marcada a chegada dos seminaristas entre os dias 11 a 15 de fevereiro, seis dos nove formandos, juntos pensamos em fazer uma Celebração Eucarística no dia 03 de março, que será presidida pelo Pe. Cesar Augusto, no dia 4 de março iniciará as nossas atividades acadêmicas.

  • Instituto São José ISJ – Propedêutico e Pré – Noviciado – Várzea Paulista – SP

    Instituto São José ISJ – Propedêutico e Pré – Noviciado – Várzea Paulista – SP


    O instituto São José, abre suas portas para mais um grupo de jovens que desejam fazer um discernimento vocacional, em busca de descobrir sua vocação. Assim entre os dias 14 e 20 de janeiro jovens de diversas partes do país (Ceara, Maranhão, Paraná e Santa Catarina), se dirigiram à Várzea Paulista, no domingo 20 de janeiro Pe. Fernando Sartori, reitor do seminário de filosofia e coordenador da Formação Inicial, deu as boas vindas aos nossos vocacionados, com uma Celebração Eucarística, estavam presentes o Ir. Francisco (Responsável pelo Instituto), Yure José e André Medeiros (CE), Fabio Gobbo (SP), Jocimar Costa (PR), Paulo Henrique e Rafael Sena (MA), em seguida nos dirigimos para a casa de encontro de Conchas e com a ajuda do Pe. Edgar fizemos o retiro, no dia 05 de fevereiro em uma Celebração presida pelo Pe. Álvaro e concelebrada por Dom Válter e Pe Spolti, também estiveram presentes os padre: Itamar, Fernando Rizzardo e Waldenir, no dia 06 de fevereiro demos inicio as nossas atividades acadêmicas.



    Av. Padre Jordan, 785
    13225-260 – Várzea Paulista – SP.

    Tel/Fax: (11) 4596-2088
    Email: isj@salvatorianos.org.br

    Fundação: 15/02/2002

    Reitor: Pe. Jair Carlesso
  • Instituto São Paulo Apóstolo – ISPA – Aspirantado e Postulantado – Moçambique

    Instituto São Paulo Apóstolo – ISPA – Aspirantado e Postulantado – Moçambique


    O Instituto São Paulo Apóstolo - ISPA (Moçambique), que este ano conta com 6 formandos, iniciou suas atividades no dia 20 de fevereiro com a chegada de todos, em seguida realizaram a limpeza geral.

    A primeira missa aconteceu no dia 27 fevereiro, presidida pelo Pe. Michel. Os Ispanos terão um pequeno retiro nos dias 2 e 3 de março com o tema “Vida Comunitária” e terminará com a Celebração Eucarística presidida pelo Pe. Davide, marcando assim a abertura oficial formativa salvatoriana nesta pérola do Indico.



    Rua Divino Salvador, 40

    Bairro Belo Horizonte II – Matola
    Caixa Postal 60
    Província de Maputo – Moçambique.

    Tel: (0021) 258-21777183

    Fundação: 17/02/2009

    Reitor: Pe. Díorgenes Araújo
  • Noviciado Colômbia

    Noviciado Colômbia


    Aconteceu no dia 07 de janeiro, na Casa Internacional Villa Jordan, em Manizales, Colômbia, o Retiro dos novos noviços, orientado pelo Pe. Horácio Villegas, sds, a celebração de entrada ocorreu no dia 12 de janeiro, sendo presidida pelo Superior Provincial da Colômbia, Pe. Alfredo Tinoco. Iniciaram o noviciado 2019, nove noviços provenientes do Brasil, Colômbia e Venezuela! São eles: José David e Jesus (Venezuela), Carlos Alberto, Carlos Antônio e Cláudio (Brasil), Juan David, Campo Elias, Andres e Yiduar (Colômbia)! Os noviços são acompanhados pelo Pe. Nelson Barbieri (mestre de noviços) e Pe. Mário Agudello (vice mestre).