Grandes Salvatorianos
  • DOM MÁRIO TEIXEIRA GURGEL, SDS

    DOM MÁRIO TEIXEIRA GURGEL, SDS

    *22/10/1921 †16/09/2006
    Primeiro Bispo Salvatoriano Brasileiro. Como pessoa humana e como ministro de Deus, ungido pelo Espírito Santo, atuou nos vários campos de trabalho na nossa Província, particularmente como professor em nosso Seminário Menor de Jundiaí SP. Distinguiu-se como exímio latinista e poliglota sempre trazendo presente o respeito e a erudição na área de humanas.
    Seu ministério sacerdotal foi marcado pela causa da participação ativa dos leigos na vida da Igreja e pela devoção fervorosa à Maria Santíssima. Isso se deu, sobretudo através da Legião de Maria, que ele divulgou e favoreceu não só nas paróquias da Província onde atuou, mas também em diversas outros lugares, sobretudo no Rio de Janeiro, RJ, em São Paulo, SP e no Nordeste do País. Por esta sua ação ele pode ser tranquilamente chamado de “apóstolo do apostolado leigo no Brasil”. Ajudou a Legião de Maria não só com pregações e intervenções nos eventos dessa associação, mas também com escritos, interessando-se até mesmo na atualização desse movimento de apostolado leigo na Igreja.
    Eleito e ordenado Bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro, pelo Card. Dom Jaime de Barros Câmara, em 1967, trabalhou com muita dedicação neste ministério na Zona Suburbana do Rio de Janeiro, fazendo de nossa casa no Bairro de Piedade, a sede desta Região Episcopal e residindo em nossa comunidade local até 1991, quando foi elevado à categoria de Bispo Titular da Diocese de Itabira e Coronel Fabriciano no Estado de Minas Gerais. Permaneceu em Itabira até os últimos dias de sua vida, fazendo um grande bem para a Igreja e população daquele local.
    Era muito estimado por todos, particularmente pelo seu espírito jocoso e descontraído com que se relacionava com os demais. Nossa Província deve muito a Dom Mário, particularmente por ter sempre se considerado religioso salvatoriano e por ter propiciado aos nossos formandos do curso de teologia a experiência de trabalho pastoral durante as férias nos diversos campos de pastoral de sua Diocese. Por outro lado, também, a Província o ajudou com a colaboração de dois sacerdotes no ministério pastoral à frente da Igreja Matriz de Itabira durante vários anos.
    Sempre disposto a colaborar com a Província, não se recusava a realizar a cerimônia de ordenação diaconal ou presbiteral de nossos estudantes quando convidado.
    Usava de todos os meios possíveis para ajudar os mais pobres da cidade de Itabira. Neste sentido, como exímio contador de piadas, sentindo-se interpelado pela situação precária da Santa Casa de Itabira, escreveu um livro de piadas, cujo lucro na venda do mesmo doou inteiramente a esta Instituição. Quis a Providência, que esta mesma instituição de caridade, o acolhesse nos últimos dias de sua vida.
    O testemunho de vida de Dom Mário foi extremamente edificante no que diz respeito sobretudo ao seu amor à Igreja e à nossa Congregação que ele sempre considerou com toda atenção e colaboração até o fim de sua vida.
  • IR. OSVALDO BENEDITO VICENÇOTI, SDS (Ir. Paulo)

    IR. OSVALDO BENEDITO VICENÇOTI, SDS (Ir. Paulo)

    *03/03/1932 †19/01/2020
    sendo o quarto filho do casal Francisco Vicençoti e Maria Chufulle Vicençoti, nasceu aos 03 de março de 1932, em Pirajuí-SP, e recebeu o nome de Osvaldo Benedito Vicençoti. O seu primeiro contato com os Salvatorianos foi em 1951 quando o Pe. Wilfrido Wieneke animou uma Semana Santa, em Santo Antônio da Posse-SP. No Domingo de Páscoa, o Ir. Paulo viajou com o Pe. Wilfrido para conhecer o Centro Rural São José (Jordaniano) - Seminário Salvatoriano em Jundiaí-SP, que passou depois a pertencer a Várzea Paulista-SP. Após fazer uma convivência no Centro Rural São José-Jordaniano, retornou para a casa dos pais e passados dois anos, quando escutava um Programa de Rádio, a Ave-Maria, Ir. Paulo não resistiu à reflexão do texto bíblico do Jovem Rico e resolveu fazer a experiência vocacional no Seminário. Aos 07 de dezembro de 1953 foi recebido pelo Pe. Wilfrido, onde permaneceu por um período de 09 meses se preparando para ingressar no Noviciado. E foi no dia 07 de setembro de 1954 que aconteceu o seu ingresso no Noviciado Salvatoriano. Teve como Mestre de Noviços o Pe. Pio Wespel que, após 05 meses como Mestre de Noviços, teve que se ausentar por motivo de saúde, sendo substituído pelo Pe. Roberto Walz que ficou no cargo por 02 meses e meio e que depois teve continuidade com o Pe. Frederico Bous. Naquela ocasião, o Superior Geral, Pe. Boaventura Schweizer, que estava em Visita Canônica à Província Salvatoriana Brasileira, entregou o Hábito Religioso ao Ir. Paulo e demais candidatos ao Noviciado.

    Após o ano de Noviciado, o Ir. Paulo fez a Primeira Profissão Religiosa na Sociedade do Divino Salvador no dia 08 de setembro de 1955, no Centro Rural São José (Jordaniano) e, aos 08/09/1960, fez a Profissão Religiosa Definitiva. Como Religioso Salvatoriano permaneceu em Várzea Paulista-SP até novembro de 1968 onde exerceu diversas atividades. Sendo transferido para a Sede Provincial, em São Paulo-SP, cooperou como auxiliar do Tesoureiro Provincial e Local e por muitos anos assumiu também a função de Tesoureiro Local. Neste período em que esteve residindo em São Paulo-SP, fez o Curso Técnico de Contabilidade pelo Colégio Comercial do Instituto de Ensino Tabajara, Bacharelado e Licenciatura em História e Curso de Teologia para Leigos, ambos pela FAMO (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Moema). De 1986 a 1988 foi Tesoureiro Local na Comunidade Salvatoriana de Várzea Paulista-SP. Em 1989, passou a residir em Conchas-SP e foi até março de 1996, onde colaborou diretamente nas atividades no Instituto Nossa Senhora Aparecida e na Pastoral da Catequese infantil em nível Paroquial e na Arquidiocese de Botucatu-SP. A partir de março de 1996 foi transferido para a Diocese de Brejo dos Anapurús-MA e, de 1999 até os últimos dias, residia na área missionária Salvatoriana, em Coelho Neto-MA, onde que com os seus 87 anos de idade, ainda participava ativamente como Missionário Salvatoriano na Legião de Maria, Ministro Extraordinário da Eucaristia e na dinamização da Celebração da Palavra, Pastoral da Esperança e da Saúde. A Vida Religiosa Consagrada é a manifestação do amor e da bondade de Deus Salvador, encarnado em gestos e atitudes dos que se empenham em colaborar na implantação do Reino de Deus, lembramos com gratidão do Ir.Paulo, foi um grande homem de coragem, esperança e fé, sempre atento à voz de Deus que se revela na Palavra, na partilha do pão e no clamor dos que mais sofrem.

    Ir. Paulo Benedito Vicençoti (Ir. Paulo), aos 87 anos de vida e 64 anos de Vida Religiosa, no dia 19 de janeiro de 2020, em Teresina-PI, às 11H30min, recebe o último chamado de Deus para o encontro definitivo com Ele.
  • PE. JOSÉ MATHIAS WILD, SDS

    PE. JOSÉ MATHIAS WILD, SDS

    * 11/12/1913 † 31/12/2007
    Pe. José nasceu no dia 11 de dezembro de 1913, em Berzdorf/Colônia, na Alemanha, filho de Heinrich Wild e Katharina May Wild. Ingressou no Seminário Salvatoriano em 1929, com 16 anos de idade e, em 1934 ingressou no Noviciado em Heinzendorf (hoje Bagno, Polônia) e recebeu o nome religioso de “José”. Fez a Primeira Profissão Religiosa em 1935, mesmo ano em que foi escolhido para integrar o Comissariado Salvatoriano Brasileiro.
    Chegou ao Brasil no dia 01 de fevereiro de 1936 e cursou Filosofia e Teologia no Seminário Maior de Indianópolis, em São Paulo, SP. Foi Ordenado Sacerdote aos 08 de dezembro de 1940 pela imposição das mãos de Dom José Gaspar de Affonso e Silva. Exerceu seu Ministério Sacerdotal em diversas áreas da Província Brasileira: Rio de Janeiro, Vassouras, Jundiaí, Videira, Conchas, Tangará, foi Professor no Seminário de Jundiaí e Conchas e Mestre de Noviços em Conchas.
    Sempre muito estimado pelo povo, Pe. José estava vivendo em Videira, SC, acompanhado pelas Irmãs Salvatorianas e profissionais do Hospital Divino Salvador. Sem condições de assumir trabalhos pastorais em função da saúde e idade avançada, Pe. José dedicava-se a visitas, orações e conforto aos doentes do hospital.
    Pe. José Mathias Wild, após vários anos residindo no Hospital Divino Salvador, apresentando problemas de saúde e idade avançada, veio a falecer, às 04:00hs, no dia 31 de dezembro de 2007, em Videira, SC.
    A Província Salvatoriana Brasileira agradece a todos os que manifestaram solidariedade ao Pe. José em sua enfermidade, de modo especial à Comunidade Salvatoriana de Videira e às Irmãs e atendentes do Hospital Divino Salvador.
    Ao Pe. José, somos gratos por sua vida e missão dedicados em terras brasileira, e elevamos ao Pai nossas preces pelo seu descanso eterno. Que o Divino Salvador, que ao morrer, abriu para nós as portas da eternidade, o ressuscite na luz da Vida Nova.
  • PE. MARCELLINO ALDO ZANELA, SDS (ÂNGELO)

    PE. MARCELLINO ALDO ZANELA, SDS (ÂNGELO)

    * 01/05/1931 †12/07/2011
    “Agirei com confiança e não terei medo, porque
    o Senhor é a minha força e a minha glória” Pe. Francisco Jordan

    Filho
    Marcellino Aldo Zanella nasceu no dia 01 de maio de 1931, em Erechim RS. Filho de Ângelo Zanella e Esther Fávero Zanella, morou no Rio Grande do Sul até os nove anos de idade e depois mudou-se com a família para a cidade de Videira SC, onde completou o estudo primário no Colégio Imaculada Conceição, das Irmãs Salvatorianas.

    Vocacionado
    Aos 12 anos de idade foi acolhido no Seminário Menor de Videira SC, onde fez a admissão ao ginásio. Em Jundiaí, continuou seus estudos até o 1º. ano de Filosofia, entre os anos de 1944-1949. Em 1950 fez sua etapa de Noviciado e sua Primeira Profissão Religiosa foi no dia 02 de fevereiro de 1951, retomando nesse ano os seus estudos de Filosofia em São Paulo SP. Estudou Teologia na Universidade Gregoriana de Roma, de 1953 a 1957, e recebeu a Ordenação Sacerdotal aos 08 de julho de 1956.

    Apóstolo
    Com dinamismo e ardor apostólico Pe. Zanella atuou em diversos apostolados a serviço da missão salvatoriana. Foi professor no Colégio Divino Salvador e Vigário Paroquial de Vila Arens, em Jundiaí SP; Vigário na Paróquia N. Sra. da Esperança, São Paulo SP; Vigário e Pároco na Paróquia Bom Jesus dos Aflitos, Fortaleza CE; Pároco da Paróquia São Bento, São Paulo SP; Pároco da Paróquia Senhor Bom Jesus, Conchas SP.

    Líder
    Nas atividades internas da Província Salvatoriana Brasileira, colaborou nas Comissões Provinciais, como Diretor e Tesoureiro de algumas Comunidades Locais, Tesoureiro Provincial por quatro mandatos, Diretor Provincial por dois mandatos, além de colaborar como Formador nas diversas etapas de formação. Pe. Zanella sempre se destacou pela dedicação ao que lhe foi confiado. No seu empenho em diversos movimentos leigos revelou-se um incansável apóstolo. Foi Diretor Administrativo da “Associação Palavra Viva” e participou de inúmeras atividades dos jornalistas comprometidos com a evangelização. Como jornalista sempre incentivou a Província a apostar na imprensa como um canal de evangelização, viabilizando a organização e implementação do Jornal “O Desafio”.

    Obediente
    Já com a saúde bastante debilitada e necessitando cuidados especiais, celebramos, no dia 02 de fevereiro de 2011, 60 anos de Vida Religiosa Salvatoriana do Pe. Zanella, em Conchas SP. No mês de março deste ano passou a residir no Lar Salvatoriano - Hospital São Luiz, em Campo Alegre SC, aos cuidados das Irmãs Salvatorianas.

    Entrega
    Após apresentar um quadro clínico de enfraquecimento, sem forças para se movimentar e nem se alimentar (estava se alimentando via sonda), Pe. Zanella faleceu aos 12 de julho, em seu quarto no Lar Salvatoriano, às 20:40hs, em Campo Alegre SC.
  • Pe. MIGUEL SCHLEDORN, SDS

    Pe. MIGUEL SCHLEDORN, SDS

    * 12/01/1912 † 03/04/1994
    Pe. Miguel nasceu no dia 12/01/1912 na cidade de Olpe, Westfalia, Alemanha, filho de Heirich e Josefina Schledom. Era o penúltimo dos 11 filhos do casal. Viveu na Alemanha até 1924, quando sua família mudou-se para o Brasil, estabelecendo­se nas proximidades de Jundiaí. Entrou para o Seminário em 1925, estudando por 4 anos em Sorocaba, seguindo depois para Jundiaí, onde concluiu o segundo grau em nosso antigo Senúnãrio menor de Vila Árens. Em 193 3 fez o noviciado, sendo seu mestre Pe. Xavier (Serapião) Ewald e emitiu os primeiros votos no dia 2 de fevereiro do ano seguinte. Estudou filosofia com os padres do Verbo Divino em São Paulo. Iniciou a teologia com nossos padres no então Seminário Maior de Indianópolis, hoje Colégio Moema, sendo ordenado presbítero no final do 3º ano por D. José Gaspar de A. e Silva. Depois concluiu o 4º ano no Rio de Janeiro.
    Pe. Miguel teve intensa e incansável vida religiosa e sacerdotal na Província. Trabalhou em quase todas as comunidade se dedicando principalmente ao magistério, como professor de Latim, Inglês, Matemática, Física e Química.
    Foi reitor e professor do Seminário Menor de Parangaba (1940-42), Fortaleza. Professor no Seminário Menor de Vila Árens, Jundiaí e no Seminário Maior Diocesano de Campinas (1942-48). Professor no Seminário Menor e no Colégio das Irmãs Salvatorianas em Videira (1948-53). Professor no Colégio Divino Salvador, no Seminário de Jundiaí, no Seminário Jordaniano de Várzea Paulista (1954-64). Novamente professor no Colégio e Faculdade de Guarapuava (1966-70). Exerceu também o ministério de Vigário Paroquial em todos esses locais. Em 1970 interrompeu sua atividade de magistério para se dedicar a atividade paroquial, sendo Pároco em Candói, PR (I 970-72). Vigário Paroquial em Videira (1972-74). Pároco em Juparanã (Vassouras), RJ. Vigário Paroquial em Piedade-RI (1975-76). Vigário Paroquial em Conchas (1977). Pároco em Várzea Paulista (1978-87). Ultimamente, Pe. Miguel prestava serviço como Pároco em Anhembi, na Arquidiocese de Botucatu, SP.
    No dia 02/02/94, Pe. Miguel havia celebrado 60 anos de Vida Religiosa Salvatoriana.
    Assim foi a vida de nosso confrade Pe. Miguel, que nos deixa um testemunho de quem viveu na simplicidade, usando de sua sensibilidade e capacidade de radiestesista para com os pobres e doentes que o procuravam no Seminário de Conchas, para serem diagnosticados e curados através da medicina caseira por ele indicada.
    Apesar de seus 82 anos, Pe. Miguel sempre demonstrou muita dedicação ao serviço apostólico e grande amor pela Vida Religiosa Salvatoriana.
    As exéquias foram realizadas no dia 03/04, na Capela do Seminário de Conchas e depois transportado para Jundiaí, onde foi concelebrada mais uma missa de corpo presente, às 09:30 hs, na Paróquia de Vila Arens. Estiveram presentes vários membros da Família Salvatoriana, Padres diocesanos, familiares e pessoas amigas. Os restos mortais de Pe. Miguel foram depositados no jazigo dos Padres Salvatorianos, no cemitério N-. Sª. do Desterro, em Jundiaí, SP.
  • PE.DAMIÃO (FRANZ) PRENTKE

    PE.DAMIÃO (FRANZ) PRENTKE


    Pe.Damião (Franz) Prentke nasceu aos 27 de abril de 1915, em Berlim, DN. Até os 15 anos de idade viveu com seus pais e fez os estudos do Primeiro Grau. Neste período já estudava música e declamação. Ingressou no Seminário Salvatoriano de Steinfeld aos 13/04/1931 e alí permaneceu até 1934. Iniciou o ano de Noviciado aos 07/09/1934, em Heinzendorf. Após o Noviciado, fez a Primeira Profissão Religiosa aos 08/09/1935. Iniciou o curso de Filosofia, em Klausheide, no ano de 1935. Poucos dias de aulas de Filosofia e “foi chamado pelo governo ao serviço militar”. Ficou afastado dos seus estudos por aproximadamente meio ano. Em janeiro de 1937, Pe.Damião chega ao Brasil, onde aos 08/09/1938, fez a Profissão Religiosa Definitiva na Sociedade do Divino Salvador. Concluiu o curso de Filosofia e iniciou o curso de Teologia, ambos no Seminário Maior de Indianópolis, em São Paulo, SP.
    Pe.Damião, recebeu a Tonsura (23/09/1939), as Ordens Menores (23/12/1939), o Subdiaconato (21/12/1940) e o Diaconato (23/09/1941). Foi Ordenado Presbítero aos 22 de junho de 1941, na Capela do Seminário do Ipiranga, São Paulo, SP, sendo Bispo ordenante Dom José Gaspar de Affonseca e Silva.
    * Suas atividades Ministeriais:
    O início do exercício do Ministério Sacerdotal do Pe.Damião foi em Indianópolis, São Paulo, SP, em 1942. Foi transferido depois para o Rio de Janeiro, RJ. Do Rio de Janeiro, RJ, em 1943, rumou para Jundiaí, SP, como Professor no Seminário Menor. Ocupou diversos cargos na Província: Professor, Reitor, Secretário e Tesoureiro Provinciais, Diretor Local, Conselheiro Local em várias Comunidades Salvatorianas, etc.
    Pe.Damião trabalhou durante 26 anos no Brasil, e revelou-se um bom artista. Desenhos seus ainda testemunham sua passagem pelo Brasil: no Seminário de Conchas, SP, no ex-Jordaniano, no antigo Instituto São José, em Várzea Paulista, SP, e na Paróquia Divino Salvador, em Campinas, SP.

    Colaborou também com a Revista Eclesiástica Brasileira (REB) e “Stimmen der Zeit” (da Alemanha). Pe. Damião traduziu para o alemão o livro “Coração de Menino” (Knabenseele), de Gustavo Barroso. Pintor, tradutor, amante da música. São alguns de seus dons que frutificaram aqui no Brasil. Voltou em definitivo para a sua terra natal, Alemanha, no mês de abril de 1963.